Sobre o concurso da Livraria da Vila - um meio-termo saudável

Caros todos,

O debate sobre o concurso promovido pela Livraria da Vila tomou grandes proporções, se alastrou pela web e gerou muitos, muitos comentários.

Seja em listas de discussão, blogs, twitter, etc, muito se discutiu sobre o assunto, e depois de escrever para todos os funcionários da empresa, eu recebi duas mensagens, uma do Sr. Samuel Seibel, proprietário da rede, e outra de seu filho Flávio, ambos explicando seus pontos de vista e questionando minha reação. Respondi aos dois, parágrafo por parágrafo, explicando meus motivos.

O assunto é extenso, controverso e as argumentações por e-mail careciam de uma conversa real, pessoal.

Um telefonema, um horário marcado, e uma reunião.

Fomos, eu e o Ricardo Antunes para o café da loja, no Shopping Cidade Jardim, conversar pessoalmente com o Sr. Samuel Seibel, e seus dois filhos, Flávio e Rafael.

Em um longo, construtivo e esclarecedor debate, cada um expôs seus pontos de vista, seus argumentos e suas conclusões. Avançamos em direção a um meio-termo saudável e recuamos em nossas posturas antagônicas, e o resultado foi bastante positivo: o Sr. Samuel Siebel já havia decidido cancelar o concurso antes mesmo da reunião, por reconhecer que haviam pontos falhos na elaboração do concurso, e demonstrou nobreza de caráter e personalidade ao convidar quem o havia criticado furiosamente (este que vos escreve) para um diálogo franco e aberto.

Ficou claro desde o primeiro momento que o problema se deu por falta de conhecimento do assunto, haviam erros na elaboração das regras do concurso, e não houve má índole ou interesses comerciais escusos.

Ficou claro também que não havia qualquer intenção de lucro no projeto, e por mais bem intencionado que fosse, a melhor alternativa seria o seu cancelamento.

Não foi fácil para qualquer um de nós, tínhamos algumas ideias contrárias, e aproveitamos a oportunidade para expor e defender cada uma delas e procuramos entender mutuamente onde estava o atrito.

Eles desconheciam totalmente a consequência danosa que o concurso causaria ao mercado de ilustração, e por mais absurdo que possa parecer, eles estavam aparentemente bem assessorados, contando com o apoio e a consultoria de duas profissionais deste mercado, associadas à SIB. Este fato é um mistério insondável para mim, até agora.

Como duas pessoas ligadas à SIB poderiam ser tão desconectadas da realidade, tão sem visão comercial, e sem noção das consequências deste projeto?

Elas poderiam ter evitado o desgaste logo no primeiro momento, se estivessem alinhadas com a proposta defendida pela entidade, há anos, que é a de elevar e promover a profissão.

Esclarecidos os dilemas de parte à parte, o concurso está cancelado, e se eventualmente for restabelecido no futuro, eu e o Ricardo nos dispomos a ajudar na formulação de outros termos e propostas mais adequados, para que ninguém saia prejudicado no final.

O meu protesto, em forma de ilustrações, não faz mais sentido, porque o combate se transformou em entendimento, cancelamento do concurso, reconhecimento do erro, e aprendizado mútuo.

Sem o propósito para o qual as imagens foram criadas, não tenho porquê mantê-las no ar, e mesmo sem haver esta solicitação, decidi retirar as ilustrações do post anterior.

Me parece justo e razoável baixar a postura de ataque, porque não há mais o que ou contra quem atacar.

Curiosamente, o final da reunião, que tinha todo o potencial para a discórdia, terminou em um abraço respeitoso.

Não tenho como negar que aprendi algumas coisas importantes com este episódio, além de reconhecer e admirar a coragem dos 3 empresários da Livraria da Vila em sua atitude de nos receber nesta tarde.

Não deve ter sido fácil ser respeitoso como eles foram, ainda que eu percebesse sinais de tensão sob a película de serenidade que os revestia.

51 Comments

  1. Fabio Moraes
    Posted 29 de julho de 2009 at 7:48 | Permalink

    Caros Colegas,

    Segue um texto da Fayga Ostrower que diz tudo:

    Quando se comenta que uma pessoa é artista, vem frequentemente a pergunta:
    “Artista? Mas por que ele não trabalha?”

    Acredito que com posturas como a do Montalvo, nossa profissão começa a mostrar sinais de amadurecimento e evoluir para uma união maior e um posicionamento mais profissional da classe ilustradora.
    Uma união onde as mentes estarão mais esclarecidas e dispostas a trabalhar para que sejamos tratados com respeito profissional e não mais como a Fayga descreve tão bem.

    Abração

    Fabio Moraes

  2. Posted 29 de julho de 2009 at 8:31 | Permalink

    Feliz em saber que ouve um dialogo pacifico e construtivo. Valeu a pena não é mesmo? Acho que a Livraria da Vila tb saiu vitoriosa desse “embate”. Quem conhece a Livraria deve ter achado estranho mesmo esse “concurso”.
    Abs.

  3. Posted 29 de julho de 2009 at 10:21 | Permalink

    Olá, Parabéns!!
    A Resolução do conflito só estimula e beneficia a elevação da profissão de ilustrador, agradeço por vocês terem tido essa conversa, esclarecido e iluminado a situação.

  4. Posted 29 de julho de 2009 at 10:25 | Permalink

    Parabéns ao Montalvo e ao Ricardo!
    Nada mais construtivo do que o diálogo aberto!
    E esse episódio nos mostra ainda que, ao contrário do que imaginamos, os empresários não têm conhecimento de tudo nesse mundo. Todos estamos aprendendo. E sempre é hora de aprender.
    Abs.

  5. Posted 29 de julho de 2009 at 10:31 | Permalink

    - Fabio, cabe a cada um de nós trabalhar dentro e fora do estúdio para conquistar o respeito profissional. Não adianta esperar que isto aconteça espontaneamente, ou que alguma entidade declare a profissão como respeitada por decreto. Tudo parte da atitude individual, e sem ela não há a menor esperança que algo venha a mudar.

    Eu faço tudo, tudo mesmo, que estiver ao meu alcance para que esta mudança aconteça, e fazer com que as pessoas entendam finalmente que ilustração é trabalho.

    Muitos de nós também já se posicionaram e estão agindo neste sentido.

    Há uma boa perspectiva de futuro, mas ela depende totalmente da iniciativa própria de cada ilustrador.

    - Wilson, foi uma conquista de todos, e a discussão mediada pelo bom senso levou a um resultado coerente.

    Mais uma jurisprudência a favor.

  6. Posted 29 de julho de 2009 at 10:39 | Permalink

    Olá Montalvo!

    Parabéns a você e ao Ricardo! Parabéns pela postura e comprometimento de ambos com a nossa profissão!
    Não posso deixar de agradecê-los também!
    Abraço
    Mônica

  7. Posted 29 de julho de 2009 at 10:44 | Permalink

    Aeeeeeeeeeeeeeeee Monta!

    Mal chegou na cidade e já quebrou tudo :D.

    Meus parabéns.

    Abs
    J

  8. Posted 29 de julho de 2009 at 10:45 | Permalink

    Acompanhei à distância os acontecimentos e parabenizo os ilustradores pela coragem e resolução do imbróglio. Mesmo não ilustrador (sou designer gráfico), apoio toda iniciativa para que todo o mercado profissional de artes gráficas em geral seja respeitado.

  9. Posted 29 de julho de 2009 at 11:07 | Permalink

    obrigado e parabéns pelo esforço.
    entendo que o trabalho criativo é recompensador (e doloroso) em vários aspectos, mas reconheço que também pôr a mão no lado político da coisa é necessário. isso inclui um esforço da minha parte que quero desenvolver.
    bato palmas para vocês.

  10. Posted 29 de julho de 2009 at 11:15 | Permalink

    Fico feliz em saber que dessa vez a história teve um final bom! Acho importantíssimo para a nossa profissão não ceder a esse tipo de condições E educar as pessoas a respeito, porque é cada vez mais claro que se trata de ignirância e preconceito, mesmo. Obrigado pela ação!

  11. Posted 29 de julho de 2009 at 11:22 | Permalink

    Que bom que tudo foi resolvido!
    Você é uma pessoa de um grande caráter!
    Abraço!

  12. Posted 29 de julho de 2009 at 11:51 | Permalink

    Parabens. O dialogo venceu. Perfeita postura diante desse concurso e tambem o fato de esclarecer o quao grande ‘e a ignorancia sobre a profissao de ilustrador que ainda ‘e, infelizmente vista para muitos como um hobby, alguem que faz “desenhinhos” para passar o tempo e certamente adoraria faze-los em um livro da Livraria da Vila pelo simples prazer de ve-los publicados.

    Acredito cada vez mais no trabalho de divulgacao da ilustracao como profissao real e digna que voce Montalvo e o Ricardo Antunes tem feito e sabemos que isso nao ‘e de graca, que irao receber, mas vao dividir com todos nos que vamos ganhar com um futuro um pouco mais justo e menos mambembe.

    No que eu puder ajudar, contem comigo.

    Fica aqui a certa decepcao com a postura das colegas da SIB. But…

    Ponto a favor. concurso cancelado. que o proximo seja justo e que tenha a visao de um ilustrador profissional e antenado com as questoes de mercado como consultor.

    Mais uma vez, parabens.

    Schaal

  13. Eduardo Rocha
    Posted 29 de julho de 2009 at 11:55 | Permalink

    Bravo! bacana Montalvo, é da diversidade que nasce a riqueza das relações. Pontos pra você e pra eles e agora torço para que o concurso seja reeditado e que seja, de fato, bacana, vai ser um marco.

    Quarta feira feliz =)

    Grande abraço!

  14. may shuravel
    Posted 29 de julho de 2009 at 12:29 | Permalink

    Parabéns aos dois, Montalvo e Samuel:um por denunciar o erro mostrando a cara, outro pela coragem de reconhecê-lo.

  15. Helio Salema
    Posted 29 de julho de 2009 at 12:34 | Permalink

    Parabéns Montalvo, pela iniciativa de defender a profissão.
    E parabéns a Livraria por ter reconhecido o erro e entrado em acordo.
    É assim que se faz um mundo civilizado. Conversando e resolvendo diferenças.
    Abs.

  16. Posted 29 de julho de 2009 at 12:37 | Permalink

    Belo Trabalho.

    E se tiver batendo qualquer pontinha de remorso por ter sido agressivo, não deixe, acredito que foi justamente pelo tom explosivo que você foi ouvido e recebido… já tem mais de 1 mês que discute-se esse concurso e agora que você voltou e bom, botou a mandioca na mesa, é que se fez algum barulho.

    abraço.

  17. Gicelle Archanjo
    Posted 29 de julho de 2009 at 12:44 | Permalink

    Montalvo,
    Que ótimo que tudo foi esclarecido. Fico feliz!

  18. Daniel
    Posted 29 de julho de 2009 at 13:01 | Permalink

    Acho que foi ótima a resolução do caso. Não concordei com a agressividade do seu primeiro post e e-mail, mas a atitude da Livraria da Vila condiz com sua história e postura.

    Fica o aviso para o próxima reclamação tentar, primeiramente, de modo diplomático. Algo que não sei se você havia feito.

  19. Posted 29 de julho de 2009 at 13:02 | Permalink

    Oba! Oba! Então podemos voltar a frequentar a deliciosa Livraria da Vila? (brincadeirinha…) Parabéns pelo desfecho dessa história que acompanhei desde o início, já que é parte do meu dia a dia, entre outras coisas, o planejamento de concursos e promoções aprovadas pela Caixa Econômica Federal.

  20. Posted 29 de julho de 2009 at 13:15 | Permalink

    Ahhh se todos os problemas fossem resolvidos de forma pacífica com um diálogo esclarecedor… Bem, utopias a parte, fico feliz com o final da história, e em saber que não houve má intenção e sim falta de conhecimento e de acessoria correta. Parabéns Montalvo! Parabéns Livraria da Vila!

  21. Posted 29 de julho de 2009 at 14:46 | Permalink

    Parabéns ao Montalvo e ao Ricardo! Valeu a pena a conversa e se o concurso voltar reformulado e com proposta e termos corretos, pode servir como referência de como um concurso desse tipo deveria ser… Abraços!

  22. Posted 29 de julho de 2009 at 15:01 | Permalink

    Caros todos,

    Fico feliz em receber os comentários sobre o desfecho deste assunto, que motivou muitas pessoas em defesa da nossa profissão.

    A solução diplomática foi o maior prêmio que se poderia ter, e todos, contando comigo, aprendemos bastante com o fato.

    É uma conquista que parte do individual para o coletivo, e este me parece ser o melhor método de se elevar e valorizar a nossa profissão.

    Também foi interessante acompanhar como isto tudo repercutiu nas redes sociais, Twitter, blogs e listas, e notar o quanto a postura do Sr. Samuel Seibel foi elogiada coletivamente depois que tudo se resolveu.

    Eu, pessoalmente, posso afirmar que ele foi muito íntegro em todos os momentos em que conversamos, por e-mail, telefone e depois pessoalmente, sabendo reconhecer as falhas no projeto, cancelando o concurso, mas com os olhos no futuro, talvez reeditando em outro formato.

    Poucos empresários teriam tamanha coragem e caráter, e eu o admiro por isto.

    Mônica, voltaremos à Livraria da Vila, sim! :-)

  23. Posted 29 de julho de 2009 at 15:02 | Permalink

    Montalvo,

    mais uma vez temos mais motivos para admirar a você e ao Ricardo, além de outros que cada vez mais lutam pela profissão de ilustrador. Porém, como você mesmo diz, isso não pode ficar restrito apenas a você ou a um ou outro, todos nós temos que ter a posturar correta e valorizar aquilo que nos propomos a fazer como trabalho e profissão.

    Mais uma vitória, porém temos todos muitas batalhas pela frente.

    Abs e vamos continuar com uma postura profissional!
    Rogério Caetano

  24. ines millet
    Posted 29 de julho de 2009 at 20:29 | Permalink

    Felicito a todos pelo digno desfecho.
    …hoje foi sancionada a lei que
    regulamenta a profissão de mototaxista…
    e a nossa?

  25. Posted 29 de julho de 2009 at 23:51 | Permalink

    Opa! Valeu! Além dos Parabéns, fica um Obrigada. :)
    E a esperança de que os formatadores de Concursos tenham ‘noção’.
    Abraços.

  26. Posted 30 de julho de 2009 at 9:50 | Permalink

    Parabéns, Montalvo!
    Mais um sucesso nessa luta, mais uma parceria fundamental! Mais um reconhecimento de nossa causa obtida através da palavra!

  27. Posted 30 de julho de 2009 at 10:36 | Permalink

    Caro Montalvo, admiro demais sua postura, não deve ter sido fácil este encontro e fico feliz com o desfecho. Saudações Mestre, um forte abraço

  28. Posted 30 de julho de 2009 at 11:12 | Permalink

    Valeu pelas visitas e pelo apoio, moçada!

    O assunto mobilizou mais gente do que se poderia imaginar, e o resultado positivo mostrou que fizemos juntos a coisa certa: reação, diálogo e conclusão.

    Pela primeira vez o blog teve 3 dias de visitação espontânea recorde: acima de 700 na segunda, 800 na terça, e ontem passaram de 1000.

    O normal é uma média de 200 visitantes diários, o que já é uma responsa, e eu não quero desapontar esta galera. Vou manter 2 ou 3 posts semanais como meta.

    É gratificante estar em boa companhia, obrigado a todos.

    - Ines, se regulamentarem nossa profissão eu não tenho certeza de que forma isto vai melhorar em alguma coisa para o nosso lado, mas certamente teremos impostos incidindo sobre os ilustradores regulamentados.

    Eu continuo achando que a solução está na atitude pessoal, individual e pró-ativa de cada ilustrador. Sem isto nada acontece.

    - Felipe Duarte, muito obrigado pelas palavras certas na hora certa. Você acertou em cheio!

  29. marcio guerra
    Posted 30 de julho de 2009 at 15:25 | Permalink

    Monta,
    parabens a vc a ao pessoal da vila… também acredito muita mais na atitude pessoal do que a simples regulamentação da profissão.
    abraços!

  30. Irmgard (Medi)
    Posted 30 de julho de 2009 at 16:07 | Permalink

    Queridos Montalvo e Ricardo. Eu também não posso deixar de me manifestar. Tanto vocês dois quanto o pessoal da Livraria da Vila mostraram um importante amadurecimento humano. Diferenças tratadas no face a face, com sinceridade e coragem, constroem um hoje e amanhã melhor para todos.
    Agora, fiquei muito curiosa em saber mais sobre o que vocês Ilustradores têm discutido na SIB. Existe entre vocês um espaço de fácil acesso às questões que veem preocupando aos profissionais da área? Além de cada um de vocês como pessoas, a SIB tem divulgado estas discussões à seus membros? Não sou ilustradora, mas amiga do Montalvo, psicanalista comprometida com a ética humana e a experiência vivida por vocês me fascinou. Parabéns meus também. Tanto para empresários quanto para vocês profissionais é um belo modelo de exercício de cidadania e de constituição de um caminhar em direção à uma democracia real onde a singularidade de cada um tem seu lugar e tem como ser contemplada. Um abraço a todos, Irmgard (Medi)

  31. Posted 30 de julho de 2009 at 17:39 | Permalink

    Mais uma vez o Montalvo prova que esperar sentado não leva a nada, que enfrentar o erro com coragem é a única opção útil. Mais uma vez os interesses dos ilustradores foi defendido solitariamente (no início, na hora do “agora ou nunca”) e obteve sucesso pela tenacidade, perseverança e boa intenção sincera.

    Só tenho que expressar minha admiração profissional e pessoal.

    Depois que o “bloco estava na rua”, realmente, outros personagens agiram de forma sábia e se curvaram ao certo, e a eles dou meus parabéns, porém,aplaudo de pé e curvo-me ante aquele que fez a diferença mais uma vez.

    No mais, bom, no mais é mimimi de quem o não fazer nada a respeito tornou-se vergonhosamente evidente e/ou de quem quer levar algum com a situação. A isto a secular sabedoria árabe já nos legou o ditado “os cães ladram, mas a caravana passa”.

  32. Linck
    Posted 30 de julho de 2009 at 21:07 | Permalink

    Montalvo
    Ahhh……..!!!
    então foi você o cascudo que fez a lambança que azedou o concurso da Livraria da Vila.
    Que mala-sem-alça mais fundamentalista, no pior sentido, que a gente encontra por aí, não?
    Credo!!!
    Mas que insegurança em meu velho!
    Já tentou terapia para melhorar a auto-estima?
    E pelo que entendi, foi vc. mesmo que se auto-imputou o cargo de porta-voz da SIB junto à Livraria da vila. Comida de bola feia da atual direção.
    Ehhh mundão véio!

  33. Posted 31 de julho de 2009 at 2:03 | Permalink

    - Linck, é a sua opinião. Não concordo, mas respeito.

    Fique tranquilo, sempre haverão outros concursos, melhores e piores que este.

    Sempre haverá a “oportunidade” de você trabalhar de graça para alguém, e viver de esperança, sonho e brisa.

    Se der sorte, terá a publicação como prêmio.

    Um detalhe, eu não sou nada da SIB, nem associado nem simpatizante.

  34. Posted 31 de julho de 2009 at 2:47 | Permalink

    - Medi, é um prazer e um privilégio ter seu comentário aqui no blog.

    Este episódio foi vivido nos limites, desde a raiva inicial, passando pela ação e reação, até uma conclusão esclarecedora sob todos os aspectos.

    Ontem conversei com o Sr. Samuel por telefone, consolidando o princípio de uma amizade de onde haveria todos os motivos para haver apenas ressentimento.

    Todos envolvidos, direta e indiretamente, aprenderam e cresceram muito no processo, eu mesmo, talvez mais que qualquer outro.

    Infelizmente não tenho embasamento para te responder sobre a SIB, da qual não faço parte.

    Volte sempre, sua presença e suas palavras são sempre muito bem-vindas.

  35. Posted 31 de julho de 2009 at 2:58 | Permalink

    - Márcio e Joel, grandes amigos, obrigado.

  36. Posted 31 de julho de 2009 at 12:44 | Permalink

    Li a sua resposta aos comentários feitos na lista do ilustragrupo, e venho lhe parabenizar, adimirar e AGRADECER por seu COMPANHEIRISMO e BOM SENSO. Acredito que o seu esforço foi de muita valia aos olhos de quem conseguiu enxergar tal desrespeito [mesmo que inocentemente dito].

    Agradecido mais uma vez, rapaz.

    Nos vemos hoje no bistecão!

  37. Posted 31 de julho de 2009 at 14:28 | Permalink

    Parabéns por seu posicionamento referente ao problema. Realmente se tudo pudesse ser resolvido com uma boa conversa, o mundo seria bem melhor.
    Mais um ponto marcado na luta pelo reconhecimento e respeito a profissão. Parabéns novamente!
    Abraço!

  38. Posted 31 de julho de 2009 at 21:46 | Permalink

    Montalvo, meu caro!
    Já te admiro desde os “Mendigos do Orkut”.
    Acabei de descobrir seu blog e peguei o bonde andando dessa história, mas quero me manifestar.

    Esse episódio (entre você e os empresários da livraria) me parece com uma cena em que dois samurais se apresentam, se reverenciam e, defendendo suas posições, se enfrentam num belo, bom e digno combate.
    Ambos saem vivos, mais experientes, com as espadas mais afiadas e tendo compreendido as opiniões um do outro.
    Como todo embate deveria terminar.

    Parabéns e obrigado, estimado colega.
    Grande abraço!
    Regisclei

  39. Posted 1 de agosto de 2009 at 1:39 | Permalink

    Admiro sua postura! É…paixão, profissionalismo, comprometimento, visão de futuro e manisfestação tem que mover as pessoas e transformar de alguma forma o mercado da ilustração pra que não vivamos apenas de sonhos e brisa, certo? Fico feliz que pessoas como vc se manisfestem e deêm a importância que deve ter. Como diz o ditado, seja a mudança que vc quer ver no mundo, certo?

  40. Mara Sop
    Posted 2 de agosto de 2009 at 3:21 | Permalink

    Ha alguns anos atrás, eu acharia esse concurso uma excelente oportunidade de fazer meu nome no mercado, como achei uma excelente oportunidade outros trabalhos que realizei em outra area para me estabilizar profissionalmente.

    Depois de muito trabalhar em troca de patrocinio (sim, eu trabalhava para o patrocinador me “ceder” materia-prima para meus projetos), desenvolver projetos a troco de banana (ou de “amizade”), vi que não valia a pena financeiramente e profissionalmente… Aprendi da pior forma possivel, e hoje, com a orientação involuntaria de pessoas como você, Montalvo, não caio mais nessas armadilhas que um profissional liberal sempre tem.

    Acompanhei tudo pelo twitter, e torci muito também que tivesse um resultado que fosse favoravel pra nós, ilustradores!

    Fico muito feliz de ver que aos pouquinhos, nossa classe está conseguindo ganhar força e ser respeitada!

    Parabéns!

  41. Posted 3 de agosto de 2009 at 13:29 | Permalink

    Queridos todos,

    Li com atenção cada um dos comentários, e agradeço o tempo e a atenção de todos em acompanhar este fato, que certamente teve efeitos muito maiores que o mero cancelamento do concurso.

    Tomamos mais uma dose da vacina contra o concursismo, e espero que depois desta os ilustradores estejam mais atentos às linhas e entrelinhas de concursos, contratos e negociações em geral.

    O produto do nosso trabalho não é o DESENHO em si.

    Nós produzimos PROPRIEDADE INTELECTUAL.

    Não vendemos imagens, mas o LICENCIAMENTO DE USO delas, e isto tem VALOR COMERCIAL.

    No dia em que isto ficar claro para ilustradores, clientes e consumidores, acabam nossas diferenças.

  42. Will Rios
    Posted 21 de agosto de 2009 at 23:52 | Permalink

    Montalvo,
    Saiba que o que você fez (e faz) tem efeitos importantes para nossas vidas, nos encorajando a agir da mesma forma, mesmo em cidades e lugares diferentes do pais.
    Parabens!

  43. Posted 25 de setembro de 2009 at 14:18 | Permalink

    Sou ilustrador ,vendo minhas pinturas,ilustrações,desenhos etc,com um valor abaixo do mercado profissional ,modestia parte e com respeito aos profissionais da área,meus trabalhos tem qualidade e originalidade ,o concurso poderia me dar uma oportunidade,ou outro ilustrador que esteja precisando de uma alavanca na carreira,faltou respeito com quem dedicou tempo em busca de uma oportunidade para mostrar seu talento .Concordo com os profissionais,mas deveriam de alguma forma reparar aqueles que participaram,fazendo um outro concurso para revelar talento.Obrigado pela atenção.

  44. Posted 30 de setembro de 2009 at 21:48 | Permalink

    - Alan, você foi sincero e direto, portanto serei também.

    Se você vende seu trabalho com valores abaixo do mercado profissional, você está rasgando dinheiro e enterrando sua carreira em uma cova rasa.

    Você é o pior inimigo dos seus colegas de profissão, e está tornando a sua vida e de seus colegas um inferno.

    É por causa de pessoas como você que alguns de nossos clientes se tornaram adultos mimados, pechinchentos e arrogantes.

    Sua fome de aparecer, numa busca frenética por “oportunidades” te faz completamente cego e estabanado, acreditando que o concurso “abriria as portas” para o vencedor, pagando com TRABALHO GRATUITO.

    Que bela maneira de começar a carreira, entrando pelo esgoto.

    Sinto muito, meu caro, mas você é um suicida profissional que está matando a nossa profissão.

    A alavanca na carreira começa com o auto-respeito e com o conhecimento do seu próprio valor.

    Se o seu trabalho tem mesmo a qualidade e a originalidade que você diz ter, já passou da hora de você agir como um adulto e cobrar o que vale.

    Eu tenho uma tabela de referência no meu site, se quiser saber alguma coisa sobre os preços médios para o mercado editorial brasileiro.

    Não me venha cobrar respeito, uma vez que você não se dá o devido respeito nem a si próprio.

  45. Wilson Freitas
    Posted 13 de outubro de 2009 at 19:52 | Permalink

    Não tinha conhecimento de que o concurso havia acabado. Fui ingênuo e precipitado.
    Gostaria, ao menos, de receber meus originais de volta…

  46. Posted 19 de outubro de 2009 at 18:19 | Permalink

    Me passe a tabela então.Montalvo.

  47. Posted 19 de outubro de 2009 at 19:05 | Permalink

    Montalvo eu respeito sua opinião,eu não rasgo dinheiro,prefiro vender meu trabalho do que viver de utopia,vc acha que seu sucesso depende dos outros,vc acha que o valor de seu trabalho depende dos outros ilustradores,meu amigo vou te dizer uma coisa,ilustraria um livro até de graça se fosse o caso,tenho prazer no que faço,e o reconhecimento do meu trabalho vai vir de uma forma ou de outra,o tempo vai mostrar…é só trabalhar com amor no que faz…isso serve para qualquer profissão…
    Você me passa a tabela,se coincidir com minha realidade atual posso usar.E outra um concurso para pessoas que estão querendo mostrar seu talento…Isso não pode deixar um profissional como você preocupado…é só um concurso para inexperientes como eu.Fique com Deus e Boa Sorte.

  48. Posted 20 de outubro de 2009 at 1:51 | Permalink

    Alan, não queria desperdiçar meu tempo repetindo o que já disse na minha resposta anterior, mas a sua postura me força a te dizer algumas verdades.

    No seu primeiro post você se cobriu de confetes descrevendo virtudes sobre a “qualidade e originalidade” de seu trabalho, mas tudo que vi foi um alerta de “website em construção”. Um mês depois, mais um mimimi de ego inflado, pretensioso e sem qualquer sustentação lógica, e seu site continua na mesma.

    Meu caro, não sei sua idade, mas eu tenho 26 anos de carreira, já estive na companhia de alguns dos maiores ilustradores deste planeta, no Brasil e no exterior, já comi um bocado de grama e sei das pedras no caminho.

    Tem uma frase recorrente que acontece nos fóruns internacionais: “thanks for sharing”, que é um sinal de gratidão quando se trocam experiências válidas, mas aqui o que se vê de vez em quando são moleques mal saídos das fraldas querendo ditar as novas regras da profissão, como se já tivessem todas as respostas para todas as perguntas do mundo.

    Se você tem todas as respostas, você não é um iniciante ou inexperiente, Alan. Você é um guru iluminado, e deveria cobrar caro pela sua consultoria, não desperdiçar seu vasto repertório de erudição moral e profissional em um blog insignificante como este.

    Você não tem noção da posição que ocupa no mercado de trabalho, e não tem a humildade de aprender antes de tentar ensinar.

    Não há nada além de uma imagem padrão “em construção” no seu site.

    Você deveria ficar na sua, conviver melhor, aprender com os mais experientes, e tentar entrar no mercado pela porta da frente, não pelo esgoto.

    Quer trabalhar de graça pra aparecer? Quer brincar de roleta russa? Vai nessa. Minha carreira não depende das suas trapalhadas.

    Quer minha tabela? Procure no meu website, ela está lá faz 6 anos, sempre no mesmo lugar.

  49. Posted 20 de outubro de 2009 at 17:42 | Permalink

    Montalvo ,gostaria que aceita-se minhas sinceras desculpas,se não soube me expressar,na verdade eu gastei tempo e trabalho para participar deste concurso,e cancelaram ele sem dar satisfação aos participantes,foi só isso cara,veja bem ,eu nem sequer fiz algum trabalho para empresas,eu faço na verdade tudo o que me aparece,telas ,trabalhos para universitários,retratos,séries para tatuagens,enfim tudo o que me aparece,estou bem distante do que você faz,mas nem por isso deixo de me considerar um ilustrador.
    Até gostaria que você que tem vasta experiência me indica-se o caminho,pois não tenho a miníma noção nem de onde apresentar meus trabalhos,gostaria de uma avaliação de alguém que está no mercado,enfim se puder me ajudar,quanto ao meu site,em breve ficara pronto.Fica aqui meu pedido de desculpas…Susseso e fique com Deus.

  50. Posted 20 de outubro de 2009 at 18:03 | Permalink

    Montalvo você não acha que a Livraria da Vila,deveria manter o concurso ,enfim no formato que não prejudica-se os profissionais atuantes na área,pois nós participantes por mais humildes que sejam os trabalhos ,nos erforçamos para participar dedicando do nosso tempo e trabalho?Obrigado pela atenção.

  51. Posted 20 de outubro de 2009 at 23:29 | Permalink

    Alan, eu entendo sua frustração por ter investido tempo e esperança no concurso, mas procure entender onde você iria se meter. Mesmo com a realização do concurso, suas chances de “vitória” seriam divididas entre os outros participantes. É uma loteria, onde muitos se esforçam e um único recebe o prêmio.

    Ainda no caso da loteria vale a pena, é uma grana preta.

    No caso deste concurso, não havia prêmio algum, entende a diferença? Trabalho não é prêmio, você pode bater na porta de uma editora e receber um trabalho remunerado, se tiver uma pasta minimamente apresentável.

    Sem concorrências, sem falsas esperanças, sem enganação.

    É assim que se trabalha.

    Lamber as solas dos sapatos dos contratantes oferecendo trabalho gratuito não vai te ajudar em nada, nem na profissão nem na sua auto-estima, que é necessária para negociar seus preços.

    Estamos em um mercado disputado, competitivo e muito agressivo. Se você não souber ganhar dinheiro com sua arte, o cliente certamente saberá.

    Procure baixar o http://www.guiadoilustrador.com.br e a http://www.revistailustrar.com , porque muitas de suas dúvidas podem ser esclarecidas com estas leituras.

    Aliás, se ler o texto deste post, verá que existe a possibilidade de se refazer o concurso, só que desta vez com melhores critérios, mais justo e melhor premiado.

    Boa sorte.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*