“Fuck you, pay me!” (Por gentileza, queira efetuar o depósito)

Na era do bom-mocismo e do politicamente correto, o título original pode parecer um tanto agressivo, por isto eu fiz como nas dublagens nacionais, só pra brincar com o fato. Basta ligar a TV para ver traduções do tipo: “Oh, shit!” legendado como “Oh, meu Deus!”.

O Creative Mornings é um evento internacional que acontece mensalmente em São Francisco, Los Angeles, Nova Iorque e Zurique, incluindo uma palestra de 20 minutos e um café.

Milton Glaser, Andrew Zuckerman entre outros grandes nomes foram convidados, e seus videos estão disponíveis no site.

A apresentação de Mike Monteiro da Mule Design e seu advogado Keith Levine me impressionou, e quem me conhece sabe que isto é óbvio, pela pegada deles na defesa feroz do que é seu por direito: propriedade intelectual, pagamento justo, no prazo, negociação honesta e valorização do profissional de criação visual.

Foi por acreditar nesta filosofia que eu me determinei a legendar este video em português, e gostaria que ele fosse visto por profissionais e estudantes de design, ilustração, fotografia, cinema, jornalismo, etc, e até mesmo os clientes, para que todos saibam onde ficam os limites de uma relação comercial.

O contrato protege as duas partes, como é dito no filme.

Fique à vontade para copiar, blogar, tuitar, facebookar, apresentar ou recomendar o video, este é o link para o embed, no rodapé do preview. O texto integral pode ser baixado neste link.

O video tem 38 minutos, e sei que muitos vão reclamar que não tem este tempo todo para perder com uma palestra online, que não tem paciência pra isto, que é um papo chato, etc.

Para estes, eu não tenho muito a dizer, só lamento que vão perder uma chance de crescer profissionalmente e financeiramente, mas quem sou eu pra obrigar alguém a melhorar de vida?

Assistir demora menos e é muito menos trabalhoso que gastar as 20 horas de trabalho que eu investi neste video, entre tradução e edição do material, mais as tantas outras horas que amigo o André Valente passou traduzindo na segunda metade do texto, voluntariamente, para que este material esteja disponível para o público brasileiro.

Enfim, cada um sabe o que faz com seu tempo.

Espero que aproveitem o que Mike Monteiro e Keith Levine tem a compartilhar, e desejo, assim como o palestrante, que os designers deixem de ser a “parte de baixo” da relação comercial.

Sucesso a todos.

COMENTÁRIOS (38)

Ola Montalvo, muito obrigado por compartilhar esse material já legendado.
Vc poderia simplesmente disponibilizar o material e deixar que o pessoal, que não sabe outro idioma, arrumasse um jeito de entender.
Agradeço mesmo a boa vontade da dupla e espero fazer valer a pena distribuindo ao máximo de amigos designers, publicitarios e clientes.
Abç

Responder

Muito bom o vídeo, com certeza vou espalhar ele por entre meus contatos.
No escritório o pessoal já aplaudiu!
valeu pelas legendas!
abração,

Responder

Parabéns pelo trabalho e obrigado por disponibilizar, Montalvo.

Vou assistir, espalhar e comentar. De antemão, parabenizo-o pela fantástica iniciativa.
Abraço
L

Parabéns Montalvo e André, ficou demais!!!

Abraços.

Parabéns Montalvo e André pelo trabalho tradução e divulgação deste vídeo.

Responder

Muito Obrigado pela material, ficou otimo e de grande ajuda!!!
Abraço!

Parabéns pela iniciativa! Estou espalhando o quanto posso, o mercado criativo como um todo precisa de videos assim.

Obrigado por compartilharem!!!Realmente são informações valiosas!!!

Muito bom o vídeo, obrigado por traduzi-lo e legenda-lo para nós.

As dicas ali realmente são essenciais para se fazer negócio, tanto na web, quanto em design geral.

Responder

Atire o 1º pincel ou tablet wacom, aquele que nunca sofreu com pagamentos! Na verdade este vídeo é uma poutz lição de vida – profissional e de ética. Tenho amigos em consultorias das mais diversas áreas de planejamento, administração etc, e mesmo eles padecem deste problema tão comum a nós. Eles, com certeza, receberão cópias ou o link desta palestra! Se todos nos dispusermos a fazer esta lição de casa, os oportunistas, o acaso e os chorões não terão vez! Abraço grande, Montalvo!

Show!!!,Parabéns pelo trabalho
e obrigado por disponibilizar.
Abraço

Responder

Muito bom!

Ninguém deveria trabalhar sem assistir esse vídeo antes.

Parabéns pelo ótimo trabalho Montalvo, vou divulgar para os meus contatos.
Muito obrigado!

Montalvo, por favor, uma luz!!! Não consegui assistir ao vídeo! Fica um espaço vazio no meio do texto, onde era pra aparecer o player. Testei no Chrome, Firefoz e Internet Explorer e nada de funcionar. Nem o embed tá abrindo! Tem algum outro link? Depois de tanto elogio ao vídeo, nào posso ficar sem assistir! Obrigado!

Foi incrível. Montalvo vc sempre abre a minha cabeça e coloca algo realmente bom lá! Muito obrigada pelo vídeo e legendas, foi ótimo beber cada palavra desses caras!!! Valeu!

Responder

Vontade de criar um kit com esse video e enviar para novos clientes.

Valeu por compartilhar.

“Tamo junto”, como diria o designer vida-loka.

Realmente um serviço de utilidade pública. Em minha vida de designer eu nunca deixei de entregar um trabalho e não lembro de entregar algum atrasado. E no entanto o número de vezes em que não fui pago ou tive pagamentos atrasados é obsceno.
Agradeço também pelo Creative Mornings, que não conhecia.
Abraço.

Não é todo dia que alguém se dispõe a tratar de forma tão contundente o tema. As vezes você passa horas tentando aperfeiçõar seu trabalho pra depois, simplesmente jogá-lo fora na mão de quem está pouco se fudendo para o suor que você derramou. Meu muito obrigado ao mestre Montalvo e ao André Valente pelo apoio fundamental de tradução e divulgação.

Responder

Sério este video.
Que batalha a ser travada até, coseguirmos fechar parte de nossos trabalhos respaldados com contratos.
Muito obrigada Montalvo por divulgar o video .

Ótima palestra! Pequenas empresas e profissionais liberais têm mesmo que finalmente começar a se protegerem e aos seus trabalhos por meio de contratos. E como dito no vídeo, não é uma questão de desconfiança, somente uma maneira de esclarecer e determinar as especificações do trabalho, do pagamento e da relação em si.
Obrigada por compartilhar o vídeo com a gente e parabéns pelo excelente trabalho de edição e tradução de vocês!

PUxa puxa! Faz tempo que nao aparecia por aqui montalvo!
Parabens pelas postagems e claro, muitissimo obrigada pelo video legendado^^
Eu baixei e vo assistir em casa(to no trabalho) pq afinal 38 minutos para um investimento,nao eh naaaadaaaa, nao custa nada e so tmeos a ganhar com isso.
Obrigada novamente.

opa correçao..nao consegui baixar, voa sistir aqui n serviço mesmo rs

Baixando! Grande serviço o seu Montalvo. Obrigado por compartilhar!

Obrigado por compartilhar essa excelente a palestra, Montalvo.
Valeu pela boa vontade, sua e do André, em contribuir para o crescimento profissional da classe, aliás, como sempre!

Saúde, sorte e sucesso!
Abração,
Rice.

Parabens pelo trabalho montalvo assisti e ja postei no blog para conhecimento de todos.

Responder

Obrigado pelo compartilhamento. Isso nos dá a segurança de que nossos clientes não estão fazendo nenhum favor em nos pagar direitinho.

Ótimo vídeo e ótima contribuição Montalvo. Vou espalhar!

Montalvo, tu é foda cara. Muito obrigado pelo vídeo e por tudo que tenho visto aqui no Sketcheria e no teu site.

Grande abraço.

Responder

Cara muito obrigado por compartilhar isso com todos vai ajudar principalmente a pessoas q ficam meio perdidas na hora de ser profissional no setor cobrança.
obrigado e sucessos pra vc.

Responder

Greetings from a Serbian student in Italy!

I have a question that i hope you could answer.
It probably has nothing to do with your site, but it made me go through your site over and over in search of it, even though I don’t speak portuguese.

I’ll get to the point. It’s a song, a classical arangement of led zeppelin’s famous “stairway to heaven” that realy struck me, ever since I first heard it.

http://www.stereomood.com/search?q=stairway%20to%20heaven&type=site

- this is the site on which I heard it; It says that this version is played by Frank Zappa, but it has nothing to do with Zappa and his orchestral version. This one is a simple tender single classical guitar beautifuly aranged.
In “source” it gives your site.
Do you by any chance know the player, does it ring any bell?

I don’t dare lift my hopes in getting to the bottom of this little search of mine through your answer, but i would be very thankful at least for a reply.

Hope I haven’t taken too much of your time.

Sincere salutations,

Dusan Obradovic

Hi Dusan, how are you?

Sorry for the late response.

This version of Stairway to Heaven is by no means a Zappa song, it is a recording from a Brazilian acoustic guitar player called Ulisses Rocha.

I don’t know how this song ended up at stereomood.com, as a Zappa song, and having me as a “source”, that’s a big mistake.

Anyway, check him out, if you like this song, you will probably love his work. Ulisses Rocha is one of my all time favorite musicians.

This is him, playing this version of Stairway to Heaven, live: https://www.facebook.com/montalvomachado

Cheers from Brazil!

Montalvo

Deixe seu comentário

Nome (Campo requerido)
Email (Campo requerido)
Comentário (Campo requerido)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>